Transmissão realizada em directo na Rádio Singa FM, com SOS morsa, peça sonora de Flore de Corbier e o Cante Alentejano.
Projecto Iberoamericano - SOS morsa - lançamento de música de Rosalía Mowgli y La Escuela Encantada para sessão de desenho e pintura.
Convidados especiais e participação telefónica dos ouvintes.
Peça sonora de Flore de Corbier na sua residência em Ferreira com as turmas do 1º Ciclo.
Cantares das turmas do 1º Ciclo de Alfundão e Santa Margarida.
A turma do 1º Ciclo de Santa Margarida do Sado canta "O meu chapéu" da autoria de João Monge.
Agradecimentos ao agrupamento das Escolas de Ferreira do Alentejo.
Transmissão realizada a 6 de Junho em directo na Rádio Singa FM das 10:00 às 11:30.
Registo videográfico.
A Oficina de Cinema foi conduzida por Rossana Torres com a turma da professora Teresa Fonseca nos anos 2019-20.
Quem são os Três Nabos?
O vídeo segue a investigação e pesquisa dos alunos à procura de uma história.
Lançamento durante o fim de semana, 6 e 7 de Junho, dos 4 episódios no Youtube.
Pimpinella é uma criação e interpretação de Eva Ribeiro.
Apresenta-se neste teaser a chegada ao Festival Giacometti 2020
Pimpinella leva-nos pelo seu jardim encantado na descoberta de cheiros e aromas.
Pimpinella abre as portas de sua casa. Todos cabemos lá dentro, menos ela. Oh! Que vai acontecer?
Laranja, laranjinha, laranjada, ai que grande trapalhada!
Pimpenella tem romance no ar. Ou será que é no mar?
Lançamento especial para o Festival Giacometti.
"Stojna" - canção tradicional da Macedônia
com Maria Dafka (bayan e voz), Dineff (tapan)
Partilhado por Dafka / Doneff Duo, como um anúncio do adiamento do espectáculo do Festival Giacometti para o próximo ano.
Lançamento do Registo Festival Giacometti caderno 2018-2020 com clip inédito da Marta Pereira da Costa.
À roda do barro, do cante e do mundo, assim é o Festival Giacometti.
As imagens revelam eventos das edições ao vivo do Festival Giacometti na sua riqueza e diversidade musical e cultural, quando junta o limoeiro e a hortelã, quando três mulheres são trinta gerações e uma comunidade agradece ao fogo do fogo a despedida.
2020 é o ano em que o Festival Giacometti, mesmo confinado ao meio digital, não abdica da proximidade, insiste em habitar a profundidade musical e humana e, traz consigo clip inédito lapidado de Marta Pereira da Costa.
Clip inédito, realizado durante os tempos de confinamento.
Conhecida nos palcos internacionais de prestígio, Marta Pereira da Costa e a sua guitarra portuguesa, oferecem aqui o génio, o oceânico, e a intimidade de Verdes Anos.
Este clip inédito, realizado durante os tempos de confinamento, é entrega inestimável que honra imenso o Festival Giacometti. Verdes Anos é composição da autoria do gigante Carlos Paredes.
Créditos do clip vídeo: Creative Melides Studio
Registo videográfico: As Maias da Figueira (2018) e as Marafonas de Monsato (2019).
Figueira dos Cavaleiros sai à rua para desfilar as maias, são mulheres cobertas de flores revivendo uma tradição ancestral.
Em Monsanto, as suas adufeiras celebram a deusa da fertilidade, Maia, com as suas marafonas. A convidada especial desta noite memorável do Festival Giacometti é a magnífica cantora e acordeonista Celina da Piedade.
As Maias da Figueira - com Grupo da Figueira dos Cavaleiros (Festival Giacometti 2018).
As Marafonas de Monsato - Adufeiras de Monsato e convidada especial Celina da Piedade (Festival Giacometti 2019).
Registo videográfico de cantos litúrgicos no Núcleo Museológico de Arte Sacra de Ferreira do Alentejo - Festival Giacometti 2019.
Soledonna - Polifonias da Córsega ou o Mediterrâneo Partilhado, é um trio feminino, por si só nada convencional, que canta a Córsega ao celebrar a sua herança sagrada antiga e explora refinadamente a miscigenação das culturas do Mediterrâneo.
No Núcleo Museológico de Arte Sacra de Ferreira do Alentejo, o singular e maravilhoso trio Soledonna interpretou dois cantos litúrgicos da Córsega. In Paradisu, missa dos defuntos e Sanctus, missa dos vivos.
O trio Soledonna composto por três autoras-compositoras-intérpretes traz ao mundo uma modernidade confiante e serena, enquanto nos leva para uma experiência poderosa na qual as complexidades da história humana são cantadas e ganham eco universal. As canções a capella estão integradas no seu quotidiano e, a osmose entre tradição e modernidade coroa a sua abordagem artística. Inovação atrás de inovação, perseverança e atrevimento são medidas que definem a carreira excepcionalmente diversa deste grupo distinguido com o mais alto galardão francês da música tradicional.
Registo videográfico de canções no Festival Giacometti 2019.
A convite do Festival Giacometti e de Celina da Piedade, Tim, o grande ícone da música rock portuguesa, honrou-nos com duas canções na praça onde nasceu. O Festival Giacometti de 2019, foi assim presenteado com Voar e A Fisga.
Registo videográfico de dança no Festival Giacometti 2019.
As Batucaderas de Marapano de Porto Salvo e o seu convidado Jorge Funaná saltaram do palco e abriram a pista de dança. Foi um baile pegado, não houve calor que desse sossego.
Dizia a Dona Maria uns meses antes da data do Festival Giacometti de 2019: vamos brincar muito em Ferreira do Alentejo, levamos um Funaná e a Deolinda Fidalgo é a nossa solista!
Registo videográfico de dança no Festival Giacometti 2019.
A música fascinante do gamelão ecoando pelo Jardim Municipal afora é dirigida por Elizabeth Davis, a actual timpanista e chefe de naipe de percussão da Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Hipnotizando-nos com a sua destreza musical, Yogistragong dá vida a esta coleção de instrumentos de tempos antigos chamado gamelão e, traz consigo dois bailarinos da dança tradicional da Embaixada da Indonésia que, coreograficamente contam nesta peça a lenda de “Rama Shinta” vinda de tempos imemoriáveis.
Vídeo sobre a Dança dos Ensaiados e cante ao despique.
Pedro Mestre, apresenta a Dança dos Ensaiados e fala da viola campaniça do Baixo-Alentejo. Fala também do cante de improviso específico do concelho de Ferreira do Alentejo a propósito do seu despique com Raúl Alcobia durante o Festival Giacometti de 2018.
A campaniça e o cante de improviso.
Vídeo do concerto de Celina da Piedade no Festival Giacometti 2019, com fotografias à moda de 1910 de Rafael G. Antunes.
Com sua voz brilhante e seu acordeão mágico, Celina da Piedade pega em nós e leva-nos para o seu Altinho.
Este vídeo gravado no Festival Giacometti 2019 reúne uma coleção de fotografias de Rafael G. Antunes que deliciou Ferreira do Alentejo retratando quem queria ser fotografado à moda de 1910.
Nós, ferreirenses, forasteiros, visitantes do Festival Giacometti e alguns dos seus magníficos artistas, Soledonna, Fogo Fogo, Orquestra Hai La Hora, Verónica Castro, Crystal Kershaw e Flore de Corbier. Que lindo!
Muito obrigada, Celina!!!
Transmissão realizada na Rádio Singa FM, com convidados em directo e cedências especiais de músicas.
com os convidados em directo
Celina da Piedade e Pedro Mestre
músicas de cedência especial
Marta Pereira da Costa
Dine Doneff & Maria Dafka
Fogo Fogo
Rosalía Mowgli
ao telefone
Daniela Alemão - Orquestra Hai La Hora
Banda Filarmónica de Ferreira do Alentejo
Hélia Varanda - Quartetto Ma Non Troppo
Transmissão realizada a 6 de Junho em directo na Rádio Singa FM das 17:30 às 19:00.
Transmissão realizada em directo na Rádio Singa FM, com o convidado Ricci Simons.
Sets de: Ricci Simons, 4lquimista, Rita Só e Candy Diaz.
Ricci Simons (aka kennystones) é um artista de R&B alternativo. Apresenta no Festival Giacometti, músicas de sua autoria lançadas em EP. São temas do seu universo pessoal remasterizados com toda a beleza e potência de som.
DJ 4laquimista traz-nos música de várias culturas urbanas. Uma viagem musical abrangente que cruza Hip Hop e Drum N Bass, cantado em brasileiro, português e norte-americana.
Rita Só revela uma coleção e saber vibrantes e imponentes da música africana, com particular atenção aos ritmos de Angola e Cabo Verde, para daí cruzar mundos e histórias num equilíbrio de febre e grande celebração.
Candy Diaz Aka Ana Farinha pinta um mundo sem restrições fronteiriças, cheio de congas, palmas, fervorosos coros gospelianos e guitarras indisciplinadas que arranham. Os seus sets têm geneologias várias, vêm do Punk e do Funk, passam pela Soul melosa e inconformada, têm Girls-Groups, cruzam descargas latinas, beats africanos, Exótica, Dub, Hip Hop, bizarria e Spoken Word.
Transmissão da Noite Dj realizada a 6 de Junho em directo na Rádio Singa FM das 22:00 às 02:00.